Mundo

Fim do sigilo eterno tem apoio da maioria do Senado, diz jornal

Mesmo com o presidente do Senado, José Sarney, apoiando a manutenção do sigilo, maioria na Casa quer a liberação dos documentos

Ex-presidentes Sarney e Collor pressionaram a presidente Dilma sobre o sigilo de documentos, mas eles são minoria no Senado (Wilson Dias/ABr)

Ex-presidentes Sarney e Collor pressionaram a presidente Dilma sobre o sigilo de documentos, mas eles são minoria no Senado (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 06h57.

São Paulo - A maioria dos senadores, sendo mais da metade da bancada do PMDB e quase a totalidade do PT, é contra a manutenção do sigilo de documentos oficiais, segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (24). De 76 representantes do Senado consultados pelo jornal, 54 ficaram contra a manutenção do projeto original enviado pelo ex-presidente Lula.

A favor do sigilo dos documentos permanece o presidente da Casa, José Sarney, e o ex-presidente Fernando Collor. Ambos fizeram pressão na presidente Dilma para que ela recuasse sobre sua iniciativa de dar fim ao projeto, segundo o jornal.

No Senado, 12 senadores não manifestaram posição e cinco não responderam à pergunta da Folha, incluindo o ex-presidente Itamar Franco.

Os documentos são classificados como ultrassecretos pelo governo e são necessários 41 votos para aprovar a manutenção do sigilo. A discussão sobre a liberação de seu conteúdo deve ser feita no Senado durante o segundo semestre.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia