Mundo

Filipinas aprova indenização para vítimas da ditadura

Quase 250 milhões de dólares serão distribuídos entre os opositores ou herdeiros vítimas do regime


	Aquino: "os ressarcimentos financeiros não compensarão o tempo roubado das vítimas da lei marcial, mas contribuirão para equilibrar os erros do passado"
 (Noel Celis/AFP)

Aquino: "os ressarcimentos financeiros não compensarão o tempo roubado das vítimas da lei marcial, mas contribuirão para equilibrar os erros do passado" (Noel Celis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 09h07.

Manila - O presidente filipino, Benigno Aquino, assinou nesta segunda-feira um texto de lei que cria um fundo de indenização para milhares de vítimas da ditadura de Ferdinand Marcos, 27 anos depois de sua destituição.

No total, 10 bilhões de pesos (quase 250 milhões de dólares) serão distribuídos entre os opositores ou herdeiros vítimas do regime, que governou o país de dezembro de 1965 a fevereiro de 1986.

"Os ressarcimentos financeiros não compensarão o tempo roubado das vítimas da lei marcial, mas contribuirão para equilibrar os erros do passado", declarou Aquino.

Marcos faleceu no exílio no Havaí em 1989.

Manila acredita que apenas quatro bilhões de dólares dos seis bilhões confiscados por Marcos foram recuperados.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFilipinasDitaduraIndenizações

Mais de Mundo

O plano que pode mudar a forma como Hong Kong governa sua economia

Trump pode ter 3º mandato em 2028? Entenda o que diz a Constituição dos EUA

Presidente da Colômbia pede suspensão de tarifas dos EUA após terremoto

Ataques de drones pressionam Rússia enquanto Putin rejeita cessar-fogo