Filho de Kadafi chegou à capital do Níger na segunda-feira

Saadi Kadafi entrou discretamente em um comboio de cinco veículos

Niamey - Saadi Kadafi, um dos filhos do líder líbio, Muammar Kadafi, chegou há dois dias a Niamey, capital do Níger, procedente da cidade de Agadez, no norte do país, indicaram fontes policiais à Agência Efe.

O filho do coronel entrou no Níger durante o último fim de semana e chegou "discretamente" à capital do país na noite de segunda-feira por via terrestre, acompanhado de um comboio de cinco veículos, precisaram as mesmas fontes.

Embora nas últimas horas tenham sido divulgadas informações relativas a uma possível detenção de Saadi, as autoridades desmentiram esta hipótese, ao assegurar que o filho de Kadafi se encontra, assim como os demais responsáveis do antigo regime de Trípoli, sob "a vigilância e a proteção" do Estado nigerino.

Um alto responsável do Ministério da Justiça afirmou à Efe que o governo de Niamey não tem a intenção de "inquietar" os próximos de Muammar Kadafi que fugiram ao país após a tomada de Trípoli pelos rebeldes líbios.

"O governo indicou claramente que Saadi Kadafi e os quatro generais que entraram no Níger não estão incluídos no mandato de busca emitido pela Interpol", explicou o responsável ao justificar a posição das autoridades de seu país.

Segundo a mesma fonte, há oficialmente 32 cidadãos líbios considerados próximos a Kadafi no Níger.

Uma fonte oficial confirmou à Efe que os oficiais líbios que chegaram a Agadez procedentes da Líbia no fim de semana passado já estão na capital.

Trata-se de três generais: Al Rifi Ali AlSharif, chefe da aviação de guerra; Ali Khana, da guarda pessoal de Kadafi, e Mohammed Abdalkarem.

Esses oficiais se somam ao general Mansour Daouw, chefe das brigadas de segurança de Kadafi e um dos primeiros responsáveis do antigo regime líbio a buscar refúgio no Níger.

Os refugiados líbios que chegaram a Niamey se abrigam no bairro das embaixadas, protegidas por membros da segurança nacional, segundo constatou a Efe.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.