Mundo

Fidel diz que Chávez foi "melhor amigo" durante presidência

Ex-presidente cubano disse que venezuelano foi seu "melhor amigo"

Fidel Castro: "guardo uma especial lembrança do melhor amigo que tive em meus anos de político ativo", disse (Desmond Boylan/Reuters)

Fidel Castro: "guardo uma especial lembrança do melhor amigo que tive em meus anos de político ativo", disse (Desmond Boylan/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 12h13.

Havana - O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou que o falecido líder venezuelano Hugo Chávez foi o "melhor amigo" que teve durante os anos como político ativo, em artigo divulgado nesta quarta-feira por veículos de imprensa oficiais, um dia após seu aniversário 87.

"Hoje guardo uma especial lembrança do melhor amigo que tive em meus anos de político ativo - que muito humilde e pobre foi formando o Exército Bolivariano da Venezuela -, Hugo Chávez Frias", disse Fidel em um extenso artigo intitulado "As verdades objetivas e os sonhos", datado de ontem, 13 de agosto, dia em que completou 87 anos.

"De Hugo Chávez faltaram perguntas a responder, desde o momento mais importante de sua existência, quando tomou posse de seu cargo como Presidente da República da Venezuela. Não existe uma só pergunta a responder nos momentos mais brilhantes de sua vida", acrescentou o texto que os jornais da ilha publicam hoje com fotos aparentemente recentes do líder da revolução cubana.

Fidel, que precisou abandonar a presidência de Cuba por uma doença intestinal em 2006, elogia Chávez como "homem de ação e de ideias" e afirma que quem os conheceu "sabe a prioridade que dava a esses desafios ideológicos".

"Ele foi surpreendido por um tipo de doença extremamente agressiva que o fez sofrer bastante, mas enfrentou com grande dignidade e com profunda dor para parentes e amigos próximos que tanto amou", ressaltou o líder cubano, sobre a morte de Chávez em 5 de março, vítima de um câncer.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico