Mundo

Fernando de Noronha terá sistema de energia solar

A expectativa é que o sistema gere 600 MWh anualmente, o que representa 6% do consumo da ilha

Algumas pousadas da região já usavam energia solar para aquecimento de água, porém será a primeira vez que painéis de geração de energia solar fotovoltaica serão conectados à rede elétrica de Noronha (Getty Images)

Algumas pousadas da região já usavam energia solar para aquecimento de água, porém será a primeira vez que painéis de geração de energia solar fotovoltaica serão conectados à rede elétrica de Noronha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 18h26.

São Paulo - A famosa ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, terá um sistema de energia solar. A ação é do grupo Neonergia que investirá R$ 5 milhões neste projeto, que integra o Programa de Eficiência Energética aprovado pela Aneel.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) será responsável pela implantação de painéis solares à rede elétrica da ilha, ou seja, a geração de energia ainda será em parte de termelétrica. Esta ação integra os projetos da Celpe em tornar a ilha mais sustentável.

O projeto de Geração Solar Fotovoltaica na ilha foi assinado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, pois a área de cerca de seis mil metros quadrados onde serão instalados os painéis pertencem à Aeronáutica. A expectativa é que o sistema gere 600 MWh anualmente, o que representa 6% do consumo da ilha.

A Celpe também se uniu ao governo de Pernambuco para tornar os prédios públicos de Fernando de Noronha mais eficientes.

Está previsto o montante de R$ 650 mil para a compra, transporte e instalação dos equipamentos que, consequentemente diminuirá em quase 10% o consumo anual de óleo diesel utilizado na geração energética na ilha.

Os prédios também devem trocar lâmpadas, condicionadores de ar e refrigeradores de alto consumo energético. Tais aparelhos serão substituídos por iluminação LED e aparelhos com selo Procel de economia. Desta forma, serão economizadas 97,7 MWh/ano.

Algumas pousadas da ilha já usavam energia solar para aquecimento de água, porém será a primeira vez que painéis de geração de energia solar fotovoltaica serão conectados à rede elétrica de Noronha. A previsão é que o projeto seja concluído até o fim de 2012.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaEnergia solarInfraestruturaNeoenergia

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto