Mundo

Explosão em barragem da Ucrânia deve causar impacto duradouro na produção agrícola, diz ONU

Nesta terça-feira, 6, a explosão da barragem fez com que grandes volumes de água fossem para a área ao redor da represa, inundando aldeias e cidades próximas na região de Kherson

Ucrânia: Segundo a FAO, os impactos devem ser sentidos no curto e no longo prazos (AFP/AFP)

Ucrânia: Segundo a FAO, os impactos devem ser sentidos no curto e no longo prazos (AFP/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 7 de junho de 2023 às 11h58.

A explosão da barragem de Nova Kakhovka, na Ucrânia, deve causar impacto duradouro na produção agrícola da região, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Nesta terça-feira, 6, a explosão da barragem fez com que grandes volumes de água fossem para a área ao redor da represa, inundando aldeias e cidades próximas na região de Kherson.

Segundo a FAO, os impactos devem ser sentidos no curto e no longo prazos, o que pode dizimar a produção agrícola da região, assim como os meios de subsistência dos habitantes da área. "Os danos imediatos à agricultura, principalmente em virtude da geografia, provavelmente serão maiores na região de Kherson, que não tem a maior parte sob controle ucraniano", disse a economista da FAO, Monika Tothova.

Produção agrícola perdida nas regiões inundadas

Tothova afirmou, ainda, que é provável que uma parte significativa da produção agrícola já tenha sido perdida nas regiões inundadas. Ela acrescentou que, para os agricultores que vivem na região, quando a água da enchente baixar, é pouco provável que eles tenham os meios para recompor suas terras.

"Considerando os relatórios sobre a quantidade de água na barragem, é provável que demore muito tempo para baixar, com o maiores danos na província de Khersonska. Como a área é bastante plana, é provável que a inundação se espalhe", explicou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaAgricultura

Mais de Mundo

Ministro da economia espanhol diz que UE só importará 'um bife por pessoa ao ano' do Mercosul

Governo brasileiro evacua embaixada em Damasco após invasão a consulados

Espanha é potência agroalimentar e não deve temer acordo com Mercosul, diz ministro

Vulcão Kanlaon entra em erupção nas Filipinas e população recebe ordem de evacuação