EUA se preparam para receber 10 mil refugiados sírios

O presidente americano determinou que o governo se prepare para receber ao menos 100 mil refugiados sírios no próximo ano

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou ao governo que se prepare para receber pelo menos 10.000 refugiados sírios no próximo ano, informou a Casa Branca nesta quinta-feira.

O número reflete uma "escalada significativa" no compromisso dos EUA de aceitar refugiados provenientes do país devastado pela guerra e de prover suas necessidades básicas, de acordo com o secretário de imprensa da Casa Branca Josh Earnest.

Desde o início da guerra civil síria em 2011, os Estados Unidos receberam 1.500 refugiados, com a previsão de mais 300 até outubro.

Mas os defensores dos refugiados e alguns integrantes do Congresso dizem que receber um adicional de 10.000 refugiados não é o suficiente para enfrentar a crise humanitária desencadeada pela guerra, que levou a um fluxo maciço de refugiados para a Europa.

Em uma carta distribuída aos democratas da Câmara e vista pela Reuters, o representante democrata David Cicilline pediu a Obama para acomodar 65.000 refugiados sírios até o final de 2016. Grupos religiosos solicitaram aos Estados Unidos que aceitem 100.000 refugiados sírios. Os países europeus têm lidado com ondas de imigrantes que fogem da violência. A Alemanha recebeu 20.000 no fim de semana e está se preparando para 800.000 este ano.

Os Estados Unidos estão conduzindo ataques aéreos na Síria como parte de seu esforço para lutar contra o Estado Islâmico. Os EUA recebem atualmente por ano um total de 70.000 refugiados de todo o mundo, e devem aumentar esse total em 5.000 para o ano fiscal que começa em outubro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.