Mundo

EUA e Rússia chegam a acordo sobre exportação de frango

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da Rússia, Dmitry Medvedev, fecharam acordo quinta-feira para permitir que empresas norte-americanas retomem as exportações de frango aos russos. O acordo foi definido depois de os dois líderes terem definido bases comuns em comércio e investimento. Falando a repórteres após reuniões com o presidente […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2010 às 19h44.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da Rússia, Dmitry Medvedev, fecharam acordo quinta-feira para permitir que empresas norte-americanas retomem as exportações de frango aos russos.

O acordo foi definido depois de os dois líderes terem definido bases comuns em comércio e investimento.

Falando a repórteres após reuniões com o presidente russo, Obama disse que os EUA dão suporte à proposta de Moscou de se juntar à Organização Mundial do Comércio, e ambos disseram que esperam resolver em breve questões técnicas que impediram esse esforço.

"Para aprofundar a integração da Rússia na economia global, eu reafirmei nosso forte compromisso com a ascensão da Rússia à Organização Mundial do Comércio", disse Obama.

"Hoje chegamos a um acordo que vai permitir que os EUA comecem a exportar os produtos de frango para a Rússia mais uma vez". As ações de empresas como a Tyson Foods e Pilgrim's Pride subiram após o anúncio de Obama.

Obama quer ampliar o comércio e investimento com a Rússia como uma maneira de levar seu relacionamento com Moscou para um novo nível depois de conseguir o apoio do Kremlin em relação a questões envolvendo o Afeganistão e o Irã em um tratado de redução de armas nucleares.

O frango tornou-se a mais recente área de entendimento dos líderes.

A Rússia já foi o maior comprador do frango norte-americano, mas proibiu o produto neste ano, afirmando que o uso de cloro no processamento viola suas regras de segurança alimentar.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosÁsiaComércio exteriorEstados Unidos (EUA)EuropaExportaçõesPaíses ricosRússiaTrigo

Mais de Mundo

Trump promete soltar traficante em troca de apoio do Partido Libertário

Governo da Colômbia e ELN assinam primeiro acordo no processo de paz

Hamas dispara foguetes contra Tel Aviv a partir da Faixa de Gaza

Mais de 10 mil migrantes cruzaram o Canal da Mancha desde o início do ano, um recorde

Mais na Exame