EUA pedem altos padrões democráticos em eleição venezuelana

Os americanos declararam a disposição em auxiliar a Venezuela na nova etapa que se inicia após a morte de Hugo Chávez, a qual implica a escolha de um novo presidente

Washington - Os Estados Unidos declararam nesta terça-feira a disposição em auxiliar a Venezuela na nova etapa que se inicia após a morte de Hugo Chávez, a qual implica a escolha de um novo presidente, que deverá ser feita "conforme os compromissos da Venezuela com os altos padrões democráticos do hemisfério".

A secretária de Estado adjunta dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, expressou em comunicado suas condolências "aos familiares e amigos do presidente Chávez" pela morte do líder.

"Como nação, a Venezuela enfrentará desafios à medida que avance neste momento difícil de sua história. Estamos dispostos a apoiar a Venezuela durante esse período", afirma Jacobson na nota.

"Parte dessa marcha para frente será a eleição de um novo presidente, que deverá ocorrer em conformidade com os compromissos da Venezuela com os altos padrões democráticos do hemisfério", aponta Jacobson.

A secretária americana concluiu afirmando que os EUA "são um amigo do povo venezuelano há muito tempo e continuam apoiando suas aspirações de paz, segurança e prosperidade".

Antes disso, o presidente americano, Barack Obama, reafirmara "o apoio" dos EUA ao povo venezuelano e manifestara o desejo de obter uma "relação construtiva com a Venezuela" após o falecimento de Chávez. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.