Mundo

EUA e China fecham acordo sobre Coreia do Norte

As negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro


	Líder norte-coreano Kim Jong Un: as negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear
 (Jason Lee/Reuters)

Líder norte-coreano Kim Jong Un: as negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear (Jason Lee/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 08h41.

Estados Unidos e China chegaram a um acordo para uma resolução da ONU sobre a Coreia do Norte e não aceitarão Pyongyang como um "Estado com armas nucleares", disse a Casa Branca nesta quarta-feira.

A conselheira de segurança nacional, Susan Rice, e o ministro chinês de Relações Exteriores, Wang Yi, chegaram a um acordo sobre "a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que vá além das resoluções prévias", disse Ned Price, porta-voz do Conselho.

"Concordaram que não aceitarão a Coreia do Norte como um Estado com armas nucleares", destacou Price.

O porta-voz explicou ainda que o presidente Barack Obama participou da reunião "para destacar seu interesse na construção de uma relação firme e produtiva entre Estados Unidos e China", e que o líder americano espera receber o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula nuclear que será realizada em Washington, entre 31 de março e 1º de abril, para "trabalhar juntos".

Diplomatas na ONU informaram nesta quarta-feira que Pequim e Washington chegaram a um acordo sobre uma nova resolução do Conselho de Segurança contra a Coreia do Norte e seu programa nuclear.

Os Estados Unidos entregaram um rascunho a outros três membros permanentes do Conselho - Grã-Bretanha, França e Rússia - nesta quarta e apresentarão em breve um texto formal aos 15 membros do organismo, segundo vários diplomatas.

As negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaChinaONU

Mais de Mundo

Irã diz estar na fase final de acordo com EUA para encerrar guerra no Oriente Médio

Uganda confirma novos casos de ebola

A nova queda de braço entre China e EUA: livre comércio ou guerra tarifária?

Irã acusa EUA de sabotar negociações e ameaça resposta 'devastadora' se guerra for retomada