Mundo

EUA confirmam visita de diretor da CIA a Kiev

Casa Branca confimou que John Brennan esteve em Kiev no fim de semana, mas minimizou visita


	John Brennan: "podemos confirmar que o diretor esteve em Kiev como parte de uma viagem à Europa", disse a Casa Branca
 (Alex Wong/Getty Images)

John Brennan: "podemos confirmar que o diretor esteve em Kiev como parte de uma viagem à Europa", disse a Casa Branca (Alex Wong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 19h18.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - A Casa Branca alertou nesta segunda-feira que a Rússia vai enfrentar mais "custos" com suas intervenções na Ucrânia e confirmou que o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, John Brennan, esteve em Kiev no fim de semana.

"Nós normalmente não comentamos sobre viagens do diretor da CIA, mas dadas as circunstâncias extraordinárias neste caso e as falsas alegações que estão sendo levantadas pelos russos sobre a CIA, podemos confirmar que o diretor esteve em Kiev como parte de uma viagem à Europa", disse aos repórteres o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

De acordo com informações da mídia, a Rússia exortou Washington a explicar o que Brennan estava fazendo na Ucrânia.

"Visitas de funcionários de alto nível do setor de inteligência são um padrão de promoção de cooperação em segurança mutuamente benéfica, incluindo a colaboração russo-americana na área de inteligência, que remonta aos primórdios da era pós-Guerra Fria", disse Carney.

"As autoridades de inteligência dos EUA e da Rússia se reuniram ao longo dos anos. Querer concluir que a reunião de autoridades americanas com os seus homólogos é outra coisa, que não siga esse mesmo espírito, é um absurdo", disse ele.

Carney também afirmou que o governo dos EUA elogiou o governo da Ucrânia pela sua moderação ao lidar com ações provocativas da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CIADiplomaciaUcrânia

Mais de Mundo

Israel afirma ter matado comandante do Hamas em nova operação em Gaza

EUA e China criam canal de comunicação para incidentes com IA

Trump rejeita plano iraniano para reabrir Estreito de Ormuz

Trump pede fim de ajuda da China ao Irã e anuncia dois novos encontros com Xi Jinping até dezembro