EUA anuncia abertura de diálogo com o Irã, mas sem condições prévias

Esta é a primeira vez que administração de Trump, que se retirou em 2018 do acordo nuclear iraniano, afirma claramente que está disposta a conversar

O governo dos Estados Unidos está disposto a iniciar uma conversa com o Irã "sem condições prévias", afirmou neste domingo na Suíça o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

"Estamos dispostos a sentar ao redor de uma mesa com eles. Mas o esforço americano para frear radicalmente as atividades nefastas da República Islâmica e de sua força revolucionária vai continuar", declarou Pompeo em Bellinzona, Suíça.

Esta é a primeira vez que administração do presidente Donald Trump, que se retirou em 2018 do acordo sobre o programa nuclear iraniano e desde então intensifica as sanções econômicas e as pressões militares e diplomáticas sobre Teerã, afirma claramente que está disposta a iniciar o diálogo sem condições prévias.

Mike Pompeo anunciou há um ano 12 condições drásticas para concluir um "novo acordo", em particular restrições ao programa nuclear iraniano e uma redução das atividades regionais do Irã.

Nos últimos dias, no entanto, Trump reduziu um pouco o tom e afirmou que estava disposto a conversar com os líderes iranianos.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou que as negociações com os Estados Unidos poderiam acontecer apenas se existir "respeito" da parte de Washington.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.