- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Na estreia da campanha, Serra tenta neutralizar caso do vice
Curitiba - O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, usou o seu primeiro dia de campanha oficial nesta terça-feira para tentar minimizar um potencial impacto negativo de sua decisão de substituir o senador paranense Alvaro Dias (PSDB) pelo deputado Indio da Costa (DEM-RJ) na vaga de vice em sua chapa. Serra iniciou […]
Modo escuro
EXAME.com (EXAME.com)
Publicado em 10 de outubro de 2010 às, 03h36.
Curitiba - O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, usou o seu primeiro dia de campanha oficial nesta terça-feira para tentar minimizar um potencial impacto negativo de sua decisão de substituir o senador paranense Alvaro Dias (PSDB) pelo deputado Indio da Costa (DEM-RJ) na vaga de vice em sua chapa.
Serra iniciou a campanha presidencial na capital do Paraná, sexto maior colégio eleitoral do país, com 7,5 milhões de eleitores. A campanha da principal adversária de Serra, Dilma Rousseff, aposta justamente no Estado para melhorar o desempenho da petista no Sul, região do país em que ela pior aparece nas pesquisas de intenção de voto.
"É uma forma de mostrar o prestígio (do Estado) por conta do episódio do Alvaro, para não ficar nenhuma dúvida", comentou à Reuters o deputado Gustavo Fruet (PSDB), candidato a senador pelo Estado.
Segundo o parlamentar, há também outras razões para Serra iniciar sua campanha no Paraná. Ele lembrou que o palanque tucano no Estado é forte, pois o candidato a governador é o popular ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, líder nas pesquisas. Além disso, complementou, Curitiba é considerada uma boa cidade para avaliar o lançamento de produtos ou novidades por ter um perfil semelhante à média da população nacional.
O senador Alvaro Dias não acompanhou as atividades de Serra em Curitiba. Ele iria ocupar a vice, mas a escolha do tucano deflagrou uma crise com o DEM, que exigia o posto.
A indicação poderia fazer com que o irmão de Alvaro, o também senador Osmar Dias (PDT), concorresse à reeleição na chapa tucana. No entanto, o pedetista acabou decidindo disputar o governo do Paraná e oferecer um palanque para Dilma, levando o PSDB a substituir seu irmão pelo deputado do DEM do Rio, Indio da Costa.
"Num primeiro momento, (Alvaro Dias) foi a minha escolha. Mas isso pressupunha um arranjo político que foi desfeito não por nossa vontade", disse Serra a jornalistas depois de negar ligação entre a escolha de Curitiba para iniciar a campanha e o episódio envolvendo a indicação de seu vice.
Durante discurso em evento sobre assistência social, o candidato voltou ao tema. "Eu trabalhei duro para fazer uma união de todos os paranaenses. Infelizmente, não deu certo, mas essa solução que se encontrou aqui, essa solução política, é extraordinária", disse, referindo-se à chapa com Beto Richa, o senador Flavio Arns (PSDB) para vice, Fruet para o Senado, além do deputado Ricardo Barros (PP) também para o Senado.
Na semana anterior, ele já havia colocado em prática a estratégia. Ligou na quinta-feira à noite para Beto Richa para convidá-lo a assistir ao jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo contra a Holanda. O local escolhido? Londrina, um dos redutos eleitorais de Alvaro Dias.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.