Mundo

Especialistas da ONU chegam a Honduras para ajudar em mecanismo contra corrupção

Uma comissão de especialistas da ONU chegou a Honduras neste domingo para oferecer assessoria técnica na criação de um mecanismo contra a corrupção e impunidade, anunciou o governo

O mecanismo começará a funcionar quando o secretário-geral da ONU, António Guterres (foto), e o governo hondurenho acertarem por escrito a existência de garantias legais mínimas e requisitos para o funcionamento do mesmo. (AFP/AFP)

O mecanismo começará a funcionar quando o secretário-geral da ONU, António Guterres (foto), e o governo hondurenho acertarem por escrito a existência de garantias legais mínimas e requisitos para o funcionamento do mesmo. (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de julho de 2023 às 20h45.

Uma comissão de especialistas da ONU chegou a Honduras neste domingo para oferecer assessoria técnica na criação de um mecanismo contra a corrupção e impunidade, anunciou o governo.

A secretária-geral da chancelaria de Honduras, embaixadora Gabriela Membreño, recebeu o grupo de três especialistas que deve iniciar seu trabalho nesta semana.

Segundo um comunicado da ONU divulgado na última sexta-feira, eles irão oferecer "assessoria técnica no futuro estabelecimento de um mecanismo internacional, imparcial, independente e autônomo", que irá se chamar Comissão Internacional contra a Corrupção e Impunidade em Honduras (CICIH).

A equipe "irá avaliar a capacidade e os instrumentos e instituições nacionais existentes para a luta contra a impunidade e corrupção", explicou a ONU, acrescentando que o mecanismo começará a funcionar quando o secretário-geral da organização, António Guterres, e o governo hondurenho "acertarem por escrito a existência de garantias legais mínimas e requisitos para o funcionamento do mesmo".

O mecanismo também terá que ser aprovado pelo Congresso hondurenho, composto por 128 deputados, a maioria de oposição. Uma comissão da Organização dos Estados Americanos que vigorou entre 2016 e 2020 acusou vários deputados de corrupção.

Acompanhe tudo sobre:HondurasONU

Mais de Mundo

União Europeia repreende sete países por desrespeito às regras financeiras do bloco

Argentina faz acordo com El Salvador para ter modelo de segurança acusado de violar direitos humanos

Acordo entre Rússia e Coreia do Norte prevê assistência mútua em caso de 'agressão', afirma Putin

Suécia faz acordo de defesa com EUA que possibilitará envio de armas nucleares

Mais na Exame