Acompanhe:

Apesar do Supremo Tribunal Eletoral ainda não ter divulgado os resultados finais, Nayib Bukele se declarou reeleito à presidência de El Salvador neste domingo, 4. Resultados parciais na madrugada desta segunda-feira, 5, apontam que o atual presidente conta com 83% dos votos com 31% dos votos apurados.

Bukele foi à rede social X, antigo Twitter, se declarar reeleito e adicionou que seu partido, Nuevas Ideias, conquistou 58 assentos de 60 na Assembleia Legislativa. "É um recorde em toda a história democrática do mundo", escreveu. Ele também foi à sacada do Palacio Nacional celebrar.

"A oposição foi pulverizada", disse Bukele aos seus apoiadores. "El Salvador passou de ser o país mais inseguro para o mais seguro. Agora, nos próximos cinco anos, esperem para ver o que vamos fazer", acrescentou.

A vitória do Nuevas Ideias significa que Bukele exercerá um poder sem precedentes e terá a capacidade de reformar a constituição de El Salvador, o que seus oponentes temem resultar na eliminação dos limites de mandato. Opositores teme que ele se inspire no vizinho nicaraguense Daniel Ortega, e tente governar vitaliciamente. Ele já concorreu à reeleição com base em uma decisão do Tribunal Supremo Eleitoral, embora isso não seja permitido na Constituição de El Salvador.

Horas antes, o otimista Bukele realizou uma coletiva de imprensa e disse que seu partido precisava de todo o apoio possível para manter sua luta contra as gangues e continuar remodelando El Salvador. "Então, se já superamos nosso câncer, com metástases que eram as gangues, agora só precisamos nos recuperar e ser a pessoa que sempre quisemos ser", disse Bukele.

Quem é Bukele

Nayib Bukele, que chegou ao poder em 2019, ficou famoso por sua estratégia de segurança, sob a qual as autoridades suspenderam as liberdades civis para prender mais de 75.000 salvadorenhos, 1% da população, sem processos judiciais. As detenções levaram a uma acentuada queda nas taxas de homicídios em todo o país. El Salvador já foi um dos países mais perigosos do mundo.

Ele também usou a supermaioria de seu partido Nuevas Ideas na assembleia legislativa para lotar os tribunais com aliados e reformar instituições estatais, solidificando seu controle sobre partes-chave do governo. Ele também defendeu a introdução do Bitcoin como moeda em El Salvador, recebendo críticas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Alistamento de jovens eleitores em campanha do TSE é mais que o triplo de 2020
Brasil

Alistamento de jovens eleitores em campanha do TSE é mais que o triplo de 2020

Há 2 dias

Empresa lança título de dívida tokenizado de R$ 30 milhões em El Salvador
Future of Money

Empresa lança título de dívida tokenizado de R$ 30 milhões em El Salvador

Há 6 dias

Coreia do Sul inicia eleições legislativas cruciais para o presidente
Mundo

Coreia do Sul inicia eleições legislativas cruciais para o presidente

Há uma semana

Presidente lança oferta de recompra de dívida soberana de El Salvador
Mundo

Presidente lança oferta de recompra de dívida soberana de El Salvador

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais