Detido na Crimeia comandante-em-chefe da marinha ucraniana

Comandante-em-chefe da marinha da Ucrânia foi detido após a tomada de uma base em Sebastopol

Simferopol - O comandante-em-chefe da marinha da Ucrânia, o contra-almirante Sergei Gaiduk, foi detido após a tomada de uma base em Sebastopol, informou nesta quarta-feira a agência de notícias da Crimeia "Criminform".

"Sergei Gaiduk foi detido temporariamente, porque há perguntas que tem que responder", afirmou a agência, que cita a promotoria da Crimeia.

Segundo os promotores, Gaiduk "transmitiu às unidades militares da Ucrânia (na Crimeia) uma ordem proveniente de Kiev de empregar armas contra a população civil".

O contra-almirante foi detido nesta manhã depois que uma multidão tomou o controle do quartel-general da marinha da Ucrânia no porto de Sebastopol e os militares deixaram o local escoltados por membros dos destacamentos de autodefesa da Crimeia.

O Ministério da Defesa da Ucrânia declarou que Gaiduk foi retirado do quartel-general da marinha e está com "paradeiro desconhecido".

O porta-voz do ministério, Vladislav Selezniov, denunciou além disso que tropas russas invadiram hoje outra base militar ucraniana na cidade de Novoozernoye, na Crimeia.

"Chegou um trator, que foi em direção aos oficiais ucranianos sem parar. Neste momento, soldados russos tomaram o posto de controle. Os oficiais ucranianos estão armados", disse.

Segundo Selezniov, com ajuda do trator os soldados derrubaram o portão da unidade e assumiram o posto de controle, sem avançar para o interior do recinto.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.