Exame Logo

Déficit americano é menor que o previsto em setembro

Menor volume de importações e recuo do preço do petróleo favoreceram resultados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A balança comercial dos Estados Unidos apresentou um déficit menor que o previsto pelos analistas de mercado em setembro. Enquanto os economistas apostavam em um rombo de 65,80 bilhões de dólares, o resultado apurado pelo Departamento de Comércio foi de 64,30 bilhões. A cifra também é 6,8% menor que as perdas de agosto - 68,96 bilhões de dólares.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, em setembro, as importações caíram 2,1% em setembro, para 187,46 bilhões de dólares. É o primeiro recuo do indicador desde fevereiro. Parte da queda foi causada pelo menor volume de petróleo importado no mês retrasado - 316,59 milhões de barris, ante 343,49 milhões em agosto. A cotação menor do óleo cru também favoreceu a balança americana. Em setembro, a cotação média foi 3,60 dólares menor, por barril, que os 62,52 dólares cobrados em agosto.

Veja também

As exportações bateram o recorde mensal, atingindo a marca de 123,16 bilhões de dólares - uma alta de 0,5% sobre os 122,61 bilhões do mês anterior. Os embarques de bens de capital (incluindo aeronaves civis) somaram 713 milhões de dólares. Os bens industriais totalizaram 1,01 bilhão de dólares, e as vendas de alimentos e bebidas, 284 milhões.

Apesar de a balança comercial apresentar desempenho melhor que o esperado, os Estados Unidos continuam sofrendo com alguns problemas. O déficit comercial com a China, por exemplo, cresceu 4,6%, para um valor recorde de 23 bilhões de dólares. O rombo foi puxado pelo maior volume de importações de televisores, telefones celulares, brinquedos e videogames, pois os varejistas americanos já se preparam para a temporada de Natal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame