Mundo

Cristãos fogem de Mossul após ultimato jihadista

Mensagens transmitidas pelos alto-falantes de várias mesquitas intimaram os cristãos a deixar a cidade até sábado

De acordo com testemunhas, mensagens transmitidas por alto-falantes de várias mesquitas intimaram os cristãos a deixar a cidade até sábado (Karim Sahib/AFP)

De acordo com testemunhas, mensagens transmitidas por alto-falantes de várias mesquitas intimaram os cristãos a deixar a cidade até sábado (Karim Sahib/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 17h03.

Priorizar nos meus resultados Google

Kirkuk - Os cristãos fugiam em massa da cidade de Mossul, controlada pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), depois que os rebeldes difundiram um ultimato dando a eles poucas horas para partir, informou o patriarca caldeu.

"As famílias cristãs vão para Dohuk e Arbil" (nas proximidades da autônoma região do Curdistão), afirmou o patriarca Louis Sako à AFP. "Pela primeira vez na história do Iraque, Mossul está vazia de cristãos".

De acordo com testemunhas, as mensagens transmitidas pelos alto-falantes de várias mesquitas intimaram os cristãos a deixar a cidade até sábado.

Em uma declaração atribuída ao EI, os jihadistas já haviam advertido na semana passada a minoria cristã em Mossul, a segunda maior cidade do país, habitada por 2 milhões de pessoas antes da ofensiva dos insurgentes sunitas em 9 de junho.

Acompanhe tudo sobre:IraqueIslamismoCristãos

Mais de Mundo

Índia prende líder das “baratas” em meio a protestos contra revisão eleitoral

Terremoto no Panamá: país registra mais de 100 tremores secundários

Trump chama Nobel da Paz de 'corrupto' após prêmio a Navi Pillay

China coloca indústria europeia contra a parede e ameaça empregos, diz estudo