Crimeia diz que 5 mil militares ucranianos estão do seu lado

Mais de cinco mil soldados das Forças Armadas da Ucrânia se subordinaram à República Autônoma da Crimeia, segundo porta-voz

Simferopol - Mais de cinco mil soldados das Forças Armadas da Ucrânia se subordinaram à República Autônoma da Crimeia, afirmou nesta segunda-feira um porta-voz das autoridades pró-Rússia da autonomia ucraniana, que negam legitimidade ao governo central de Kiev.

"Nos dias 2 e 3 de março passaram voluntariamente para o lado do povo da Crimeia 5.086 soldados do Ministério do Interior, a Guarda de Fronteira e as Forças Armadas da Ucrânia", disse a fonte em entrevista à agência russa "Interfax".

O primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia, Sergei Axionov, ao que Kiev não reconhece, anunciou ontem a criação da marinha de guerra desta república autônoma.

Axionov informou que o comando da marinha terá o contra-almirante Denis Berezovsky, que ontem jurou lealdade à autonomia da Crimeia, após desertar como comandante-em-chefe das forças navais ucranianas, cargo que tinha assumido no sábado. A promotoria de Kiev abriu um processo penal contra Berezovsky por alta traição.

Na praça na frente da sede do governo autônomo, cercada por soldados com fuzis Kalashnikov e sem distintivos nos uniformes, se concentraram hoje dezenas pessoas, em sua maioria mulheres, que gritam vivas à Rússia e seu presidente, Vladimir Putin.

"Não queremos guerra!", gritavam as manifestantes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.