Mundo

Criador da Amazon, Jeff Bezos faz últimos testes antes de viagem ao espaço

Voo marcado para terça-feira é crucial para que Bezos e a Blue Origin explorem o potencialmente lucrativo mercado de turismo espacial

Blue Origin, Jeff Bezos (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

Blue Origin, Jeff Bezos (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 18 de julho de 2021 às 19h14.

Última atualização em 18 de julho de 2021 às 19h18.

O bilionário norte-americano Jeff Bezos e seus três colegas de tripulação participaram de um treinamento neste domingo, 18, em preparação para o primeiro vôo espacial de sua empresa, Blue Origin, planejado para a próxima terça-feira.

O lançamento suborbital de um local nas planícies do deserto do oeste do Texas será um teste crucial para o foguete New Shepard, novo combo de foguete e cápsula de 18,3 metros de altura, totalmente autônomo da Blue Origin, que é crucial para que Bezos explore o potencialmente lucrativo mercado de turismo espacial.

A viagem, planejada para durar 11 minutos a partir da Plataforma de Lançamento Um, deve incluir a pessoa mais velha a ir ao espaço - a aviadora pioneira de 82 anos Wally Funk - e a mais nova, o estudante de física de 18 anos Oliver Daemen. Ao lado deles estarão Bezos, fundador e presidente do conselho da Amazon e seu irmão, Mark Bezos.

    A missão será o primeiro voo não pilotado ao espaço com uma equipe totalmente civil. A Blue Origin, que não vai ter nenhum de seus astronautas ou funcionários treinados a bordo, demonstrou confiança em um comunicado neste domingo.

    "Não estamos trabalhando neste momento em qualquer problema em aberto e o New Shepard está pronto para voar", disse o diretor de voo, Steve Lanius, acrescentando que a previsão do tempo parece favorável para a decolagem prevista para às 10h (horário de Brasília).

    Acompanhe tudo sobre:AmazonBlue OriginEspaçonavesEstados Unidos (EUA)jeff-bezosViagens

    Mais de Mundo

    Milei se reunirá com Macron em viagem à França para abertura dos Jogos Olímpicos

    'Tome chá de camomila', diz Maduro após Lula se preocupar com eleições na Venezuela

    Maduro deve aceitar resultado das eleições se perder, diz ex-presidente argentino

    Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

    Mais na Exame