Mundo

Cortes no fornecimento de eletricidade em Gaza chegam a 18 horas diárias

A estação de energia da região sofreu um blecaute em uma turbina, mas a situação piora com o desligamento de uma das principais linhas procedente de Israel

Gaza tem um fornecimento que chega desde Israel, custeado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), do Egito e do que produz a única usina elétrica local (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Gaza tem um fornecimento que chega desde Israel, custeado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), do Egito e do que produz a única usina elétrica local (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de julho de 2018 às 10h58.

Gaza - Os cortes de fornecimento elétrico em Gaza chegarão, a partir desta segunda-feira, a 18 horas diárias após o blecaute da turbina na única estação de energia da Faixa por falta de combustível, anunciou a companhia elétrica do enclave litorâneo.

Além disso, a situação é agravada pelo desligamento de uma das principais linhas de abastecimento elétrico procedente de Israel, acrescentou a empresa.

O aumento dos cortes piora ainda mais o problema de escassez energética de Gaza, que até agora carecia de fornecimento elétrico durante 16 horas por dia.

A escassez piorou após o fechamento de Kerem Shalom, o único cruzamento comercial entre Israel e Gaza, que só segue aberto para alimentos e remédios, e está fechado desde a semana passada para a entrada de combustível e gás após as restrições impostas pelo Governo israelense para pressionar o movimento islamita Hamas a parar com o lançamento de balões incendiários.

Gaza tem um fornecimento que chega desde Israel, custeado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), do Egito e do que produz a única usina elétrica local, abaixo da metade dos 600 megawatts que seriam necessários para cobrir as necessidades diárias da população.

O enclave, onde vivem duas milhões de pessoas, está sob bloqueio aéreo, marítimo e terrestre israelense desde 2007, quando o Hamas tomou ou controle, acrescentado os últimos anos pelas escassas aberturas da passagem fronteiriça com o Egito.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles