Coreia do Norte acusa EUA de ameaça e intimidação

A missão norte-coreana na ONU exortou os estados-membros a "reconsiderar" a aplicação das sanções adotadas pelo Conselho de Segurança

A Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de usar ameaças e intimidação para obrigarpaíses das Nações Unidas a implementar sanções contra Pyongyang, descrevendo esta campanha como uma "loucura histérica".

A missão norte-coreana na ONU exortou os estados-membros a "reconsiderar" a aplicação das sanções adotadas pelo Conselho de Segurança, questionando sua legalidade.

A declaração foi realizada após uma série de reuniões celebradas pelo Comitê de Sanções da ONU com grupos regionais para alentar os países a reforçar a implementação de duas resoluções de sanções adotadas no ano passado.

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de recorrer a "todos os esquemas concebíveis" para alentar os países a aplicar sanções, "inclusive intimidando outros na implementação e ameaçando abertamente com fortes medidas que poderão enfrentar por parte dos EUA", assinala o comunicado.

Os Estados Unidos ameaçaram impor sanções a terceiros países que mantenham acordos comerciais com a Coreia do Norte e que violem restrições impostas por resoluções da ONU.

O Comitê de Sanções, conduzido pela Itália, manteve reuniões com países de cada grupo regional na ONU para pressioná-los a apresentar informes sobre como estão implementando tais medidas.

A missão de Pyongyang acusou o Comitê de alentar sanções contra negócios como restaurantes de proprietários norte-coreanos, argumentando que isto era "expandir a interpretação" das resoluções.

Washington e o Comitê de Sanções da ONU estão "parecendo tontos diante da comunidade internacional por sua loucura histérica sobre as sanções", diz a nota de Pyongyang.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.