Mundo

Conselho da ONU recomenda Ban Ki-moon para segundo mandato

A Assembleia Geral da ONU, composta por 192 países, pretende reeleger oficialmente o ex-ministro sul-coreano de Relações Exteriores ao mais alto cargo da ONU na terça-feira

Ban Ki-moon explicou que também tem se esforçado para convencer israelenses e palestinos a ser mais flexíveis (Sebastien Feval/AFP)

Ban Ki-moon explicou que também tem se esforçado para convencer israelenses e palestinos a ser mais flexíveis (Sebastien Feval/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2011 às 21h23.

Priorizar nos meus resultados Google

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas recomendou por unanimidade nesta sexta-feira que o secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon, seja eleito para um segundo mandato a partir de janeiro de 2012.

A Assembleia Geral da ONU, composta por 192 países, pretende reeleger oficialmente o ex-ministro sul-coreano de Relações Exteriores ao mais alto cargo da ONU na terça-feira, segundo diplomatas.

"O Conselho de Segurança... recomenda à Assembleia Geral que o senhor Ban Ki-moon seja nomeado secretário-geral da Organização das Nações Unidas para um segundo mandato entre 1o de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2016", disse a resolução adotada por unanimidade pelos 15 membros do conselho.

A decisão do Conselho de Segurança foi adiada por um dia, porque um dos grupos regionais da ONU -- a América Latina e o Caribe -- discordava da reeleição de Ban.

Segundo diplomatas, o grupo ainda não tinha obtido consenso até a manhã desta sexta-feira, mas o Conselho de Segurança seguiu adiante mesmo assim com sua recomendação.

O endosso dos grupos regionais é considerado desejável, mas não é tecnicamente necessário.

A reeleição de Ban está praticamente garantida com a recomendação do conselho, que foi divulgada após um acordo entre os cinco membros permanentes a favor do sul-coreano. Não há outros candidatos concorrendo.

Em comunicado divulgado em Brasília, onde está em visita desde quinta-feira, Ban disse que estava "profundamente honrado" pelo apoio do conselho.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ONUEleições

Mais de Mundo

EUA cogitam usar Ilhas Malvinas como moeda de troca para pressionar Reino Unido

Israel afirma que atacou comandante do Hamas dentro de hospital em Gaza

Tennessee planeja renomear aeroporto de Nashville em homenagem a Dolly Parton

Rússia amplia treinamento militar nas escolas e ensina adolescentes a usar armas