Com frio extremo, pessoas patinam em canal congelado em Amsterdã

Em Amsterdã, o frio extremo congelou as águas do canal Prinsengracht, um dos canais mais simbólicos da capital holandesa

São Paulo — Uma onda de frio incomum tem castigado a Europa nos últimos dias, com temperaturas que passam de -20ºC. Centenas de voos foram cancelados, escolas e estabelecimentos comerciais estão fechados e, em vários países, as nevascas provocaram mortes.

Em Amsterdã, o frio extremo congelou as águas do canal Prinsengracht, um dos canais mais simbólicos da capital holandesa. A camada de gelo na superfície é tão espessa que turistas e holandeses conseguiram patinar sobre ela, sem problemas.

Em pouco tempo, a internet estava tomada de vídeos e fotos de pessoas deslizando sobre lâminas pelo Prinsengracht. Turistas sem patins se arriscavam a andar pelas bordas congeladas do canal na tentativa de tirar selfies.

As autoridades holandesas alertaram para o risco da prática, especialmente porque em alguns pontos do canal a superfície de gelo pode estar mais fina, com potencial de acidente para os patinadores.

A expectativa é de que o frio continue na Europa e perca força apenas nas próximas semanas. Em Amsterdã, a previsão meteorológica indica mínimas negativas para esta semana, com máximas que não passam de 10ºC.

Essa é uma das piores ondas de frio que a Europa enfrentou nos últimos anos, e recebeu nomes diferentes no continente: no Reino Unido, tem sido chamada de "a fera do Leste", já os holandeses a chamam de "urso siberiano" e os suecos de "canhão de neve".

Veja abaixo alguns registros que foram publicados na internet com pessoas patinando no canal Prinsengracht, em Amsterdã, como este vídeo do The Guardian:

https://www.instagram.com/p/Bf0s699HOBG/?taken-at=221574059

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.