Colégios eleitorais abrem na Finlândia para escolher novo presidente

Pesquisas apontam candidato conservador como favorito para vencer o pleito

Helsinque - Os colégios eleitorais da Finlândia abriram neste domingo suas portas às 9h (horário local, 5h de Brasília) para recolher os votos dos 4,4 milhões de finlandeses chamados às urnas para escolher o presidente da República para os próximos seis anos.

Todas as pesquisas dão como claro favorito o candidato do partido conservador Kokoomus, Sauli Niinistö, embora não alcançaria a maioria absoluta e seria necessário realizar um segundo turno no dia 5 de fevereiro.

Segundo as pesquisas, os dois únicos candidatos com chances de alcançar o segundo turno são o deputado verde Pekka Haavisto e o veterano político centrista Paavo Väyrynen, que se encontram virtualmente empatados na segunda posição de todas as pesquisas.

Os analistas auguram uma alta participação, que poderia se aproximar de 77% registrado nas presidenciais de 2006.

Esta é a quarta vez que os finlandeses elegem seu presidente de forma direta, depois que em 1994 se instaurasse o voto universal em substituição de um complexo sistema de eleitores.

Cerca de 1,4 milhão de eleitores, quase um terço do censo total, utilizaram a possibilidade de depositar seu sufrágio nos locais habilitados para o voto antecipado ou por correio.

Estes votos serão apurados ao longo da jornada e seus resultados serão apresentados pela autoridade eleitoral quando fecharem os colégios.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.