China inaugura novo modelo trem-bala que chega a 400 km/h

O modelo inclui um sofisticado sistema que comprova constantemente o funcionamento e retarda automaticamente o trem em emergências

Xangai - O trem-bala de nova geração chinês, batizado como "Fuxing", inaugurou nesta segunda-feira uma rota entre as cidades de Pequim e Xangai na qual alcançará 400 quilômetros por hora (km/h), uma velocidade ainda maior que a do modelo anterior.

O trem circulará 50 quilômetros por hora mais rápido de média que o modelo anterior, chegando a uma velocidade média de 350 km/h, informou hoje a agência oficial de notícias "Xinhua".

Um modelo do trem CR400AF saiu nesta manhã da estação Sul de Pequim ao mesmo tempo que outro saía da estação Xangai Hongquiao com destino à capital chinesa.

Este novo modelo de trem bala foi desenhado e fabricado pela China e inclui um sofisticado sistema de monitoramento que comprova constantemente seu funcionamento e retarda automaticamente o trem em caso de emergências ou condições anormais.

A China tem a rede ferroviária mais extensa do mundo, com um total de 22 mil quilômetros no final de 2016, cerca de 60% do total mundial.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.