Exame Logo

China ganha fábrica de produtos químicos de US$ 1 bilhão

Consórcio composto pela americana Huntsman, pela alemã Basf, e por produtores locais é responsável pelo projeto

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Um consórcio de empresas de três países inaugurou, nesta sexta-feira (18/8), uma fábrica de produtos químicos em Xangai, na China. Orçada em 1 bilhão de dólares, a planta é um dos maiores investimentos estrangeiros que a cidade já recebeu. A empresa é uma parceria da americana Huntsman, da alemã Basf e de três companhias chinesas. A planta produzirá um tipo de matéria-prima consumida em espumas isolantes e cadeiras de plástico.

Durante a inauguração, os sócios já admitiram que podem expandir o projeto. "Este não é um projeto grande o suficiente para satisfazer o mercado chinês", afirmou Peter Huntsman, presidente executivo da Huntsman, companhia que fatura, em média, 13 bilhões de dólares por ano. De acordo com o executivo, a continuidade do aumento dos preços da energia podem, inclusive, estimular a fábrica chinesa, pois a demanda por isolamento térmico residencial tende a crescer no país.

Veja também

A unidade de Xangai tem capacidade para produzir, anualmente, 240 000 toneladas de difenilmetano diisocianato, molécula conhecida como MDI. Após 2010, a fábrica pode ter sua capacidade expandida para 400 000 toneladas, de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal. A unidade também está pronta para fabricar até 160 000 toneladas de tolueno diisocianato (TDI), uma matéria-prima para a fabricação de espumas flexíveis de poliuretano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame