Chanceleres de Rússia e EUA dialogam sobre Síria

O enviado especial da ONU para a Síria declarou que a reunião entre os dois responsáveis das Relações Exteriores era "importante" e terá "um verdadeiro impacto"

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, estavam reunidos em Genebra desde as 08h00 GMT (05h00 de Brasília) para tentar dar um novo impulso às negociações de paz para a Síria.

A reunião é realizada em um hotel diante do lago Leman.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, declarou na quinta-feira que a reunião entre os dois responsáveis das Relações Exteriores era "importante" e terá "um verdadeiro impacto" nas "iniciativas políticas da ONU para reativar o processo político na Síria".

Já foram realizadas várias sessões de negociações para colocar fim ao conflito na Síria, que deixou mais de 290.000 mortos em cinco anos, em Genebra, desde o início do ano, mas sem dar frutos.

Moscou e Washington têm o grupo extremista Estado Islâmico como inimigo comum, mas a Rússia apoia política e militarmente o regime de Damasco, enquanto os Estados Unidos apoiam a oposição síria, que exige a saída do presidente Bashar al-Assad.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.