Mundo

Cerca de 400 refugiados entraram na Sérvia em 24 horas

As autoridades esperam transferir hoje cerca de 500 pessoas à Croácia, segundo as entradas diárias estipuladas entre os países da chamada "rota balcânica"


	Refugiados: Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia acordaram na semana passada deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia
 (Leonhard Foeger / Reuters)

Refugiados: Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia acordaram na semana passada deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia (Leonhard Foeger / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 09h39.

Belgrado/Zagreb - Cerca de 400 refugiados chegaram à Sérvia desde a Macedônia nas últimas 24 horas, enquanto outros mil esperam sair do país rumo à Croácia nos próximos dias, informou nesta segunda-feira a televisão pública sérvia "RTS".

As autoridades sérvias esperam transferir hoje cerca de 500 pessoas à Croácia, segundo as entradas diárias estipuladas entre os países da chamada "rota balcânica" usadas pelos refugiados do Oriente Médio.

Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia acordaram na semana passada deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia em seu caminho para a Áustria.

Estes cinco países, que só permitem entradas a refugiados de zonas em guerra e não aos chamados "emigrantes econômicos", aplicam há uma semana um rigoroso regime de controle comum.

O objetivo é reduzir o fluxo migratório para a Europa Central, uma medida que causou a retenção de milhares de refugiados na Grécia, o primeiro país europeu ao qual chegam os emigrantes.

Na fronteira entre Macedônia e Grécia ocorreram hoje dramáticas situações quando um grupo de refugiados tentou romper a cerca de arame construída na passagem fronteiriça de Gevgelija.

Por outra parte, a "RTS" informou hoje que cerca de 440 emigrantes econômicos, em sua maioria afegãos, foram devolvidos ontem à noite do norte fronteiriço com a Croácia para o sul do país, e se encontram agora no centro de amparo em Presevo.

Durante o dia de hoje, é esperada a chegada ao sul da Sérvia de outros 500 novos refugiados procedentes da Macedônia.

Desde o começo de ano, transitaram pela Sérvia mais de 95 mil refugiados, embora o número tenha caído de forma significativa desde a aplicação do novo sistema de controle conjunto.

Na Croácia, o número de refugiados que passam pelo país é muito baixo em comparação com o trânsito habitual em dias e semanas anteriores, confirmou hoje à Agência Efe o Ministério do Interior croata.

"As atividades na recepção de refugiados se desenvolvem segundo o procedimento habitual", disse um porta-voz do Ministério, segundo o qual 358 refugiados entraram ontem na Croácia desde a Sérvia, e todos foram transferidos à Eslovênia.

Por outro lado, a Eslovênia devolveu à Croácia 23 emigrantes que segundo sua avaliação não cumprem com as condições necessárias para poder passar à Áustria, acrescentou a mesma fonte.

Acompanhe tudo sobre:EuropaRefugiadosSérviaUnião Europeia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia