Catalunha: chegou a hora de exercer autodeterminação

O presidente da Catalunha anunciou a antecipação do pleito autônomo para o dia 25 de novembro

Barcelona .- O presidente regional da Catalunha, o nacionalista Artur Mas, disse nesta terça-feira que “chegou a hora” de esta comunidade autônoma do nordeste da Espanha exercer seu “direito de autodeterminação”.

Em discurso no parlamento regional e após anunciar a antecipação do pleito autônomo para o dia 25 de novembro, Mas declarou que chegou a hora de os catalães se pronunciarem sobre seu futuro de maneira democrática, pacífica e construtiva.

O líder catalão justificou a antecipação das eleições em dois anos pela necessidade de adotar decisões “excepcionais em momentos excepcionais” e citou a grande manifestação independentista realizada em Barcelona em 11 de setembro.

Mas explicou que a realização de um referendo para consultar o povo catalão sobre seu futuro antes de eleições seria “uma fraude”. Segundo ele, o parlamento que sair das urnas no pleito de 25 de novembro “terá uma missão histórica, provavelmente a mais complexa e transcendente dos últimos 300 anos, também a mais arriscada”.

O dirigente catalão, que chegou ao poder nas eleições realizadas nessa comunidade autônoma há apenas dois anos, justificou também sua decisão de antecipar o pleito devido à recusa do governo espanhol em conceder à Catalunha um tratamento fiscal especial.

A Catalunha, assim como as demais comunidades autônomas espanholas, atravessa grandes dificuldades de financiamento devido à crise e à exigência de cumprir neste ano um objetivo de déficit público de 1,5% do PIB. 

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.