Mundo

Candidatos à Presidência passam por maratona estética

Presidenciáveis já começam a fazer de tudo: de cirurgia plástica a maquiagem, passando por troca de guarda-roupa e clareamento nos dentes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Nada de montar programa de governo, negociar alianças ou organizar equipe de campanha. A primeira providência dos pré-candidatos à Presidência antes de rodar o País em busca de votos foi dar uma recauchutada no visual, para não fazer feio nas ruas e na propaganda eleitoral gratuita. De cirurgia plástica a maquiagem, passando por troca do guarda-roupa e clareamento nos dentes, os presidenciáveis José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) iniciaram há meses ou até anos uma maratona de tratamentos estéticos.

A afirmação é válida para a ex-ministra Dilma Rousseff, campeã absoluta da transformação. Ela começou com pequenas mudanças, como aposentar os óculos e perder os quilos a mais. Não tardou para que apelasse para uma solução mais drástica: há pouco mais de um ano, passou por uma cirurgia plástica e mudou o tom abóbora dos cabelos por um ruivo mais escuro e discreto. Sob comando do marqueteiro João Santana, ela dispõe de uma equipe exclusivamente encarregada do seu figurino.

Prova de que a cirurgia estética ganha cada vez mais adeptos no mundo masculino, Serra já passou por duas intervenções. A primeira ocorreu anos atrás, com a remoção das bolsas de gordura ao redor dos olhos. A mais recente foi feita para a eleição deste ano: uma alteração do contorno das gengivas, para deixar os dentes maiores e o sorriso mais atraente. Para finalizar, fez um clareamento nos dentes.

Mesmo quem nunca se rendeu à vaidade mudou de ideia. Há pelo menos uma década, a senadora Marina Silva (PV) apresentava-se com os cabelos amarrados num coque, roupas largas, cara lavada e óculos sobrepostos às profundas olheiras.

"Ela é extremamente alérgica, nem consegue usar maquiagem", diz o coordenador da campanha, Alfredo Sirkis. Ainda assim, lá estava ela nas últimas inserções do PV com as olheiras disfarçadas e um blush leve. Para arrematar, o gel no cabelo agora controla os fios rebeldes. Mas a transformação maior ocorreu no guarda-roupa. Agora, ela usa vestidos longos, alguns com estampas coloridas, com cintos largos marcando a silhueta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump x Harris: casas de aposta dos EUA mostram republicano com 60% de chances de vencer

Milhões de venezuelanos no exterior não poderão votar devido a obstáculos do governo

Nicolás Maduro acusa mídia internacional na Venezuela de ser 'assassina de aluguel'

Eleições Venezuela: após Maduro falar em "banho de sangue", González Urrutia agradece Lula por apoio

Mais na Exame