Mundo

Britânicos criam papamóvel movido a pedaladas

O veículo será um papamóvel com um formato tradicional, mas com a adição de uma ou mais bicicletas na frente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 15h34.

São Paulo - Após o Papa Francisco ficar conhecido por andar de ônibus, ele poderá conseguir a reputação de ser o papa sustentável. A Associação Ambiental de Transportes Britânica (ETA) vai criar um papamóvel movido a pedaladas.

O transporte neutro em emissões de carbono foi encomendado pela ETA após o pontífice anterior, o Papa Bento XVI, expressar seu desejo de ter um veículo verde. A ideia é transportar o Papa Francisco em um veículo totalmente limpo, abastecido pelas pedaladas de uma bicicleta.

O papamóvel ecológico foi projetado pelo designer Yannick Read. O veículo será um papamóvel com um formato tradicional, mas com a adição de uma ou mais bicicletas na frente.

Read afirma que apenas uma pessoa já será suficiente para carregar o Papa. Mas é possível criar modelos com até quatro bicicletas. Há também a possibilidade de acoplar um motor elétrico. Isso elevaria a velocidade média de 9,6 km/h para até 64 km/h.

A cabine do Papa será blindada e com placas fotovoltaicas na cobertura. Assim, será possível ligar o aparelho de ar condicionado apenas com energia solar. Entre as especificações também estão holofotes interiores de baixa tensão para manter a cabine iluminada.

A estimativa é que o primeiro modelo esteja pronto e possa ser apresentado no meio do ano. O veículo custará aproximadamente 530 mil reais.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosReino UnidoSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições