Brasil não pensa em excluir Argentina do TLC Mercosul-UE

Presidente da Comissão Europeia pediu em dezembro aos países do Mercosul a decidir se avançarão juntos em suas negociações comerciais com a UE

O Brasil não pensa em excluir a Argentina da negociação entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para um tratado de livre comércio entre os dois blocos, disse nesta quinta-feira à AFP o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega.

"Não pensamos em excluir a Argentina" dessa negociação, disse Mantega, que participa em Davos do Fórum Econômico Mundial.

"Queremos trazer a Argentina a esse tratado" e, além disso, "parece que há reações positivas na Argentina" diante da possibilidade de fechar o acordo entre a UE e o Mercosul, acrescentou.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, pediu em dezembro aos países do Mercosul a decidir se avançarão juntos em suas negociações comerciais com a UE.

"Alguns países do Mercosul não estão apoiando" essas negociações com a UE, mas o "Brasil quer um acordo, quer avançar", disse então Barroso.

O Mercosul e a União Europeia adiaram até janeiro a troca de ofertas em busca de um acordo comercial que inicialmente devia ser alcançado em dezembro.

Uma norma do bloco sul-americano (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) obriga seus países a negociar acordos comerciais conjuntamente.

A Venezuela, último sócio a se integrar ao bloco, ainda está adaptando suas normas e tarifas às do Mercosul e não apresentará uma oferta agora, segundo fontes próximas às negociações.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.