BCE diz que vai monitorar inflação com cautela

Política monetária da região ainda é expansionista, segundo relatório do banco

Frankfurt- O Banco Central Europeu (BCE) vai monitorar com muita cautela a inflação e a política monetária da zona do euro continua expansionista, disse a instituição em relatório mensal nesta quinta-feira.

Como de costume, o relatório deu continuidade à decisão de política monetária da semana passada, apresentada pelo presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

"O Conselho Executivo continuará a monitorar de perto todos os desenvolvimentos com respeito a riscos de alta à estabilidade dos preços", disse o relatório.

"A posição de política monetária continua expansionista e, portanto, continua a dar um apoio considerável à atividade econômica e à criação de empregos." Na semana passada, o BCE elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 1,25 por cento.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.