Ban vai ao Iraque para discutir avanço jihadista com governo

As conversas com o governo iraquiano se centrarão nos últimos eventos políticos e sobre a segurança do país

Bagdá - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira a Bagdá em uma visita oficial para se reunir com os líderes iraquianos e falar sobre os últimos desenvolvimentos da situação regional e do país.

Fontes iraquianas explicaram à Agência Efe que Ban se reunirá com altos dirigentes, entre eles o presidente do país, Fouad Massoum; o primeiro-ministro, Haidar al Abadi; e o presidente do parlamento, Salim al Jabouri.

As conversas com o governo iraquiano se centrarão nos últimos eventos políticos e sobre a segurança do país, assim como os esforços feitos pelas autoridades nacionais para enfrentar o avanço do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) "que se transformou em uma ameaça global", acrescentou a fonte.

As forças iraquianas lutam desde junho contra os jihadistas de EI, que desde que então tomaram o controle de Mossul e continuam a avançar para ampliar o califado declarado nos territórios sob seu controle no norte do Iraque e na Síria.

O Iraque está no meio de uma campanha militar para libertar do controle jihadista a cidade de Tikrit, no coração do Iraque sunita e fundamental para avançar rumo a Mossul.

As agências humanitárias das Nações Unidas já alertaram ano passado que a situação no Iraque é "caótica", e advertiram que não conseguem nem fazer chegar ajuda às dezenas de milhares de deslocados internos, e mostraram seu temor de que esse número aumente diante da escalada do conflito.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.