Mundo

Avião pousa sacudido por tempestade – veja o vídeo

Um vídeo impressionante mostra um avião da empresa holandesa KLM pousando enquanto é sacudido pelo vento turbulento de uma tempestade

O pouso: a tempestade fez o avião balançar bastante (Reprodução / YouTube / Michael Splinter)

O pouso: a tempestade fez o avião balançar bastante (Reprodução / YouTube / Michael Splinter)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 4 de agosto de 2015 às 15h00.

São Paulo — Pousar um avião com forte vento lateral já é difícil. Aterrissar em meio a violenta turbulência de uma tempestade, então, é uma manobras das mais desafiadoras. 

Foi o que fez, há poucos dias, um piloto da KLM. Ele pousou um Boeing 777 no aeroporto Schiphol, em Amsterdam, na Holanda, enquanto o avião era sacudido por uma tempestade de verão.

Em situações assim, um procedimento comum é arremeter, ou seja, ganhar altura novamente. O avião, então, fica circulando numa área de espera até receber nova permissão para pouso da torre de controle. Alguns aviões que chegavam a Amsterdam durante aquela tempestade fizeram isso.

Mas o piloto da KLM resolveu prosseguir com a aterrissagem e se saiu bem na manobra. A KLM diz que o pouso, apesar de impressionante, foi seguro:

"No sábado (25), todos os voos no Aeroporto de Schiphol, na Holanda, enfrentaram fortes ventos e procedimentos adequados tiveram de ser aplicados. Os pilotos da KLM foram capazes de lidar com a situação e garantir a segurança dos passageiros e tripulantes. A companhia não correu qualquer risco. Por isso, a segurança não foi comprometida", diz um comunicado enviado a EXAME.com pela empresa.

Michael Splinter, que tem um canal com vídeos sobre aviação no YouTube, filmou o turbulento pouso do Boeing 777. Confira:

https://youtube.com/watch?v=02ddnGzxNZs%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0

Texto atualizado em 9 de agosto com a declaração da KLM sobre o episódio.

Acompanhe tudo sobre:Air France-KLMAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas francesasEuropaHolandaPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Quatro anos após o assassinato de George Floyd, seu irmão ainda tem pesadelos

Em crise, Butão quer reerguer economia através da 'felicidade bruta'

Como a IA pode afetar a eleição nos EUA?

Otan anuncia ‘muro de drones’ em sua fronteira com a Rússia após nova provocação de Moscou

Mais na Exame