Mundo

Austrália venderá participação na Telstra por US$ 5,94 bilhões

Oferta pública de venda das ações será uma das maiores realizadas neste ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Após meses de atrasos e brigas, o governo australiano lançou, nesta terça-feira (10/10), o prospecto da oferta pública de venda de ações da Tesltra, operadora de telecomunicações da qual detém 51% do capital. A operação envolve a venda de um terço dos papéis e pode alcançar 8 bilhões de dólares australianos (cerca de 5,94 bilhões de dólares americanos). Se concretizada, será uma das maiores ofertas públicas do ano.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a campanha publicitária visa atrair os pequenos investidores. Assessorado por três bancos de investimento, o governo australiano pretende oferecer pelo menos 2,15 bilhões de ações. A Telstra é conhecida, no mercado financeiro, como T3, e a venda de seus papéis representa o ápice de uma batalha de dez anos do governo, que pretende sair da Telstra, a fim de eliminar o conflito de atuar como órgão regulador do setor de telecomunicações e como controlador de uma empresa do ramo.

Sob a coordenação dos bancos UBS, ABN Amro Rothschild e Goldman Sachs JB Were, o governo pretende também focar os investidores internacionais. Os estrangeiros devem ficar com cerca de 14,9% das ações, embora o prospecto da venda permita uma participação de até 35% na operação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame