Mundo

Ativistas pedem à Alemanha que não financie usina no Brasil

Eles solicitam que o país renuncie à concessão de um crédito Hermes para a construção da central atômica brasileira de Angra 3

O pedido é assinado por mais de 50 personalidades de todo o mundo, entre elas o bispo brasileiro Erwin Kräutler (Odd Andersen/AFP)

O pedido é assinado por mais de 50 personalidades de todo o mundo, entre elas o bispo brasileiro Erwin Kräutler (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2012 às 10h35.

Priorizar nos meus resultados Google

Berlim - Agraciados com o Prêmio Nobel Alternativo e membros do Conselho Mundial para o Futuro entregaram nesta sexta-feira uma carta ao Governo alemão na qual pedem que renuncie à concessão de um crédito Hermes para a construção da central atômica brasileira de Angra 3.

Após felicitar o governo alemão por sua decisão de paralisar a produção nuclear na Alemanha até 2021, os responsáveis pela carta dizem que o país deveria ser consequente com esta medida e não subvencionar a construção de centrais em outros países.

'Caso contrário parecerá que a vida de um brasileiro tem menos valor que a de um alemão', diz a carta, que acompanha o pedido do ecologista brasileiro Chico Whitaker Ferreira, ganhador do Nobel Alternativo em 2006 e cofundador do Fórum Social Mundial.

A copresidente da fundação Right Livelihood Award, que anualmente concede os Prêmios Nobel Alternativos, afirmou que é contraditório que a Alemanha abandone a energia nuclear impulsionada pela catástrofe de Fukushima (Japão) e ao mesmo tempo a fomente em outros países.

O pedido é assinado por mais de 50 personalidades de todo o mundo, entre elas o bispo brasileiro Erwin Kräutler.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosEuropaAlemanhaEnergiaUsinas nuclearesEnergia nuclear

Mais de Mundo

Vencedora do Nobel da Paz chama de 'inaceitáveis' sanções dos EUA sobre Tribunal Penal Internacional

Terremoto no Panamá deixa 27 feridos, 300 evacuados e danos em escolas e hospitais

Turquia proíbe redes sociais para menores de 15 anos a partir de novembro

Índia prende líder das “baratas” em meio a protestos contra revisão eleitoral