-
1. 1 - Mumbai
zoom_out_map
1/17 (Getty Images)
País: Índia Mumbai, como outras cidades de países emergentes, experimentou um crescimento vertiginoso nas duas últimas décadas. Com ele, vieram problemas críticos de saneamento básico e o trânsito barulhento, que é fonte de poluição atmosférica. Quando assunto é o asseio das ruas e praças, a situação é visível ao olho nu. Pelo
lixo, a cidade foi considerada o destino turístico mais sujo pelos viajantes que participaram da pesquisa do Trip Advisor. A cidade recebeu a nota 3.57 para a limpeza urbana. Fonte:
Trip Advisorwindow.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
-
2. 2 - Marrakesh
zoom_out_map
2/17 (Wikimedia Commons)
País: Marrocos Marrakesh possui um dos maiores mercados tradicionais do Marrocos, conhecidos como zuq. Além disso, tem uma das praças mais movimentadas da África, a Djemaa el Fna, endereço de acrobatas, vendedores ambulantes, dançarinos, músicos e barracas de comida típica. Quem visita esses pontos, no entanto, não gosta da sujeira que vê. A cidade recebeu nota 4.92 pela limpeza.
-
3. 3 - Punta Cana
zoom_out_map
3/17 (Creative Commons/ Dave Bezaire & Susi Havens-Bezaire)
País: República Dominicana Nem mesmo os destinos mais paradisíacos escapam do desleixo. Dona de praias exuberantes, Punta Cana, no Caribe, recebeu a terceira prior nota em limpeza pelos viajantes, 5.36.
-
4. 4 – Bangkok
zoom_out_map
4/17 (Wikimedia Commons)
País: Tailândia Comumente retratada na telona do cinema como uma cidade agitada onde é muito fácil perder-se, Bangkok parece ficar na lembrança dos turistas pela sujeira. No levantamento do Trip Avisor, a maior cidade da Tailândia levou nota 5.39 em limpeza.
-
5. 5 - Hanói
zoom_out_map
5/17 (Wikimedia Commons)
País: Vietnã A poluição é um problema sério em Hanói. É comum ver motociclistas andando no trânsito agitado com um lenço no nariz para se proteger da poeira em suspensão no ar. Não bastasse, a capital vietnamita também sofre com a sujeira nas ruas, o que rendeu nota 5.43 em termos de limpeza urbana, segundo os viajantes.
-
6. 6 – Buenos Aires
zoom_out_map
6/17 (Juan Mabromata/AFP)
País: Argentina Nota para limpeza: 5.45 A sujeira em Buenos Aires não é tão notável nos bairros mais centrais, muito menos nos endereços mais nobres, como a Recoleta. É na periferia que a coisa muda de figura, e os viajantes sabem disso – a cidade levou nota 5.45 em limpeza.
-
7. 7 - Sharm el-Sheikh
zoom_out_map
7/17 (Wikimedia Commons)
País: Egito Sharm el-Sheikh é por vezes chamada de "Cidade da Paz", devido às inúmeras conferências internacionais pela paz mundial sediadas na região. Infelizmente, aos olhos dos viajantes, ela também aparece como uma das mais sujas. Nota 5.66 em limpeza, pelo TripAdvisor.
-
8. 8 – Atenas
zoom_out_map
8/17 (Louisa Gouliamaki/AFP)
País: Grécia Em Atenas, os prédios neoclássicos dividem espaço com feiras livres, camelôs, muita gente e a sujeira de cada dia tão comum aos centros urbanos. Nota para limpeza: 5.89 segundo os viajantes.
-
9. 9 - Rio de Janeiro
zoom_out_map
9/17 (Fernando Lemos/VEJA Rio)
País: Brasil Em 2009, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi alvo de críticas ao chamar os cariocas de porquinhos. Não há dúvidas de que ele exagerou no tom, mas ninguém negou, na época, que a cidade dona da fama de “Maravilhosa” não estava sendo bem cuidada. De lá pra cá, pouca coisa parece ter mudado – pelo menos aos olhos dos viajantes, que deram nota 6.06 para a limpeza do Rio.
-
10. 10 - Bruxelas
zoom_out_map
10/17 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)
País: Bélgica Sede das instituições da União Europeia, bem como dada Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Bélgica é a décima cidade turística mais sujinha. Segundo o voto popular, a limpeza da cidade merece um 6.21.
-
11. 11 – Kuala Lumpur
zoom_out_map
11/17 (Wikimedia Commons)
País: Malásia Famosa pelo seu mix de culturas, a capital da Malásia tem vivenciado o aumento da criminalidade nos últimos anos, atribuída à imigração. Para os viajantes, no entanto, o que incomoda mais é a poluição. Na escala de zero a dez, a limpeza da cidade foi avaliada em 6.26.
-
12. 12 - Moscou
zoom_out_map
12/17 (Oleg Nikishin/Getty Images)
País: Rússia Durante o verão, Moscou sofre com o tempo seco e com o smog (mistura de neblina com fumaça) que prejudica a saúde. Mas independente da estação do ano, a cidade sofre com outro tipo de poluição, o lixo nas ruas. Segundo voto popular, a limpeza das ruas e praças de Moscou merece nota 6.5.
-
13. 13 - Nova York
zoom_out_map
13/17 (Creative Commons/ [Ju])
País: Estados Unidos Deixando de lado as maravilhas da cidade de NY, as críticas populares vão para o lixo, aquele que muitas vezes transborda nas caçambas e o que se acumula no meio fio das ruas. Em limpeza, NY é nota 6.54, segundo os viajantes.
-
14. 14 - Pequim
zoom_out_map
14/17 (Ed Jones/AFP/AFP)
País: China Não é só a péssima qualidade do ar de Pequim que assusta os turistas que visitam a cidade. O asseio dos espaços públicos deixa a desejar – a cidade recebeu nota 6.57 em limpeza urbana.
-
15. 15 - Londres
zoom_out_map
15/17 (Wikimedia Commons)
País: Inglaterra Cidade sede dos jogos olímpicos mais verdes já realizados, Londres não escapou do olhar crítico dos mochileiros. O destino turístico recebeu nota 6.7 pela limpeza de suas ruas e praças.
-
16. 16 - Roma
zoom_out_map
16/17 (Getty Images)
País: Itália Destino de milhares de turistas, a capital italiana sofre com a degradação do espaço público, ocasionada especialmente pelo montante de lixo abandonado pelos passantes nas ruas. Para tentar mudar essa situação, o prefeito da cidade, Gianni Alemanno, aprovou uma lei proibindo pequenas reuniões para lanches em áreas públicas próximas a monumentos. Roma recebeu razoáveis 6.84 de pontuação para limpeza.
-
17. Tóquio
zoom_out_map
17/17 (Wikimedia Commons)