Mundo

Arábia Saudita impede que aviões do Catar cruzem seu espaço aéreo

A comissão que decidiu a medida proibiu todas as companhias aéreas comerciais e privadas de realizarem viagens diretas ou com escalas para o Catar

Avião: companhias aéreas já haviam cancelados voos com destino ao país (Design Pics/Carl Shaneff/Thinkstock)

Avião: companhias aéreas já haviam cancelados voos com destino ao país (Design Pics/Carl Shaneff/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 5 de junho de 2017 às 13h09.

Riad - A Arábia Saudita impedirá a partir de amanhã que os aviões do Catar atravessem seu espaço aéreo e aterrissem no reino, informou nesta segunda-feira a Autoridade Geral de Aviação Civil da monarquia saudita, após o anúncio de ruptura das relações entre ambos os países.

A comissão que decidiu esta medida proibiu que todas as companhias aéreas comerciais e privadas registradas na Arábia Saudita realizem viagens diretas ou com escalas para o Catar.

Esta decisão vem depois das declarações do governo da Arábia Saudita, junto a Bahrein, Emirados Árabes Unidos (EAU), Egito, Iêmen, Maldivas e Líbia de romper os laços diplomáticos com o Catar, país que acusam de apoiar o terrorismo e de prejudicar a estabilidade no Oriente Médio.

A companhia aérea Qatar Airways, por sua vez, suspendeu todos os voos para a Arábia Saudita até as 23h59 GMT de hoje (20h59 de Brasília), informou uma fonte da companhia à Agência Efe, que, no entanto, confirmou que as decolagens marcadas para amanhã continuam programadas.

Contudo, a companhia afirmou que enviará nas próximas horas um comunicado para atualizar essa informação.

Outras companhias aéreas, como a Gulf Air (Bahrein) e a Etihad Airways (EAU), já cancelaram todos os seus voos que se dirigem ao Catar desde a manhã de hoje.

O Catar só tem fronteira terrestre com a Arábia Saudita e este país decidiu fechá-la, enquanto que as demais nações que aderiram à decisão do reino sunita determinaram a retirada de suas missões diplomáticas em Doha.

Acompanhe tudo sobre:Viagenscompanhias-aereasCatarArábia SauditaAviões

Mais de Mundo

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina

Brasil busca aumentar fluxo de turistas espanhóis que visitam o país