Acompanhe:

Um navio com 16 mil animais encontra-se no mar há três semanas, na costa da Austrália, após autoridades do país impedirem a embarcação israelense de seguir viagem por conta dos riscos de ataques de houthis, no Mar Vermelho. Entidades que defendem os direitos dos animais pedem para que a carga de 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos seja descarregada com urgência.

O Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália disse considerar um pedido do exportador para permitir a retirada de alguns animais.

Batizado de MV Bahijah, o navio deixou o porto australiano de Freemantle no dia 5 de janeiro, enquanto a crise no Oriente Médio crescia. Após 15 dias de viagem, um pedido para desviar o barco de sua rota original e contornar a África, como forma de evitar o Mar Vermelho e os ataques houthis, foi rejeitado. O governo australiano determinou que o navio retornasse ao seu porto de origem:

"Para garantir a saúde e o bem-estar do gado no MV Bahijah, o departamento orientou o exportador a devolver imediatamente a remessa à Austrália", disse o governo por meio de nota. A demora das autoridades locais em determinar um plano para resolver a situação tem sido alvo de críticas, segundo a emissora CNN.

— Eu penso que o departamento deveria ter resolvido o problema bem antes de chegar aqui (...) Se os animais estiverem bem, se não houver doenças, se houver espaço suficiente, nós (reabasteceremos o navio) e o mandaremos embora — disse John Hassell, da Federação de Agricultores da Austrália Ocidental — Já era para ele ter ido embora.

Segundo Hassell, no entanto, a situação dentro da embarcação está controlada, e os animais passam bem. No entanto, Suzanne Fowler, Diretora Científica da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, afirma que o caso gera grande preocupação, principalmente por ocorre em meio ao calor australiano:

— Esses animais já estão a bordo do navio há pelo menos 26 dias. A temperatura em Perth está começando a chegar a 40 graus hoje (...) As evidências nos dizem que o bem-estar dos animais só vai piorar cada vez mais nos próximos dias devido ao tempo que passaram no navio. Então, é muito urgente e não poderíamos estar mais seriamente preocupados.

Caso sejam descarregados, os animais seriam submetidos ao exigente regime de biossegurança da Austrália. O gado seria, então, colocado em quarentena até que um mercado fosse encontrado para ele.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Fabricante da Barbie e do Hot Wheels terá parque temático; veja como será
Pop

Fabricante da Barbie e do Hot Wheels terá parque temático; veja como será

Há 21 horas

TikTok dá mais um passo para fora dos Estados Unidos
Tecnologia

TikTok dá mais um passo para fora dos Estados Unidos

Há um dia

Base militar de milícia pró-Irã é atacada no Iraque
Mundo

Base militar de milícia pró-Irã é atacada no Iraque

Há um dia

Câmara dos EUA aprova nova ajuda militar a Israel
Mundo

Câmara dos EUA aprova nova ajuda militar a Israel

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais