Alemanha apoia a UE em sua polêmica com a França

Um porta-voz do governo alemão lembrou que o direito de livre circulação é incondicional na União Europeia

Berlim - A Alemanha deu nesta quarta-feira seu apoio à Comissão Europeia, em plena polêmica com a França pela expulsão de ciganos, apesar de lamentar o tom da disputa.

"O direito de livre circulação dentro da União Europeia (UE) é incondicional e nenhuma discriminação é permitida contra minorias étnicas", afirmou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

Uma representante da Comissão Europeia "tem perfeitamente o direito de fazer uma declaração, como fez ontem. Mas essas declarações são às vezes mais úteis se tiverem um tom medido", acrescentou.

A comissária europeia da Justiça e Direitos Fundamentais, Viviane Reding, criticou duramente na véspera a política de expulsão de ciganos aplicada pela França, e fez um paralelo com as deportações realizadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Executivo europeu apoiou nesta quarta-feira Reding ao afirmr que ela falava "em nome da Comissão", e seu presidente, José Manuel Barroso, deu seu apoio pessoal.

Por sua parte, a presidência francesa classificou no mesmo dia de inaceitáveis as críticas feitas por Reding.

Leia mais notícias sobre a Alemanha

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.