Mundo

Alasca recebe gasolina de barco russo após odisseia ártica

Um cargueiro russo atravessou o denso gelo do mar de Bering seguindo o caminho aberto por uma embarcação quebra-gelos americana

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy"
 (AFP/AFP)

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy" (AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 10h05.

Nome - Os moradores de um remoto povoado do Alasca começaram a receber gasolina e diesel de um cargueiro russo que atravessou o denso gelo do mar de Bering seguindo o caminho aberto por uma embarcação quebra-gelos americana, confirmou uma funcionária na segunda-feira.

Após batalhar ao longo de 480 km de gelo ártico, o navio-tanque russo "Renda" começou a bombear o combustível por um duto que o conecta a um centro de armazenamento na localidade de Nome.

"O combustível começou a ser bombeado oficialmente às 17H06 (01H00 desta terça-feira) após superar todos os requerimentos de segurança", disse à AFP Kip Wadlow, porta-voz da guarda-costeira americana.

O "Renda" atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano "Healy", que durante a travessia precisou ajudar por diversas vezes o cargueiro russo, já que o gelo voltava a se formar ao redor da embarcação.

O navio bombeará 1,3 milhão de galões de combustível ao povoado de 3.500 habitantes no centro-oeste do Alasca, em uma operação que deve durar 45 horas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTransportesRússiaCombustíveisNaviosGasolina

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos