Exame Logo

Airbus vende 150 jatos para a China e construirá fábrica no país

Modelo negociado é o A320. Pelo valor de tabela, contrato atinge 9,6 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Em meio aos contratempos com o atraso nas entregas do megajumbo A380, a Airbus obteve uma boa notícia. A empresa fechou um contrato para vender 150 jatos do modelo A320 para a China. O contrato foi assinado com a China Aviation Supplies Import and Export Group, uma agência governamental. Nem o governo chinês, nem a Airbus, revelaram o valor do negócio, mas, pelo preço de tabela do A320, o acordo atingiria 9,6 bilhões de dólares.

O negócio foi fechado nesta quinta-feira (26/10), durante visita do presidente francês, Jacques Chirac, a Pequim. O acordo envolve também a construção de uma fábrica de aviões na cidade chinesa de Tianjin. Segundo o americano The Wall Street Journal, a Airbus avalia que a China é um mercado vital para assegurar o sucesso sobre sua principal concorrente, a americana Boeing. A decisão de construir as aeronaves A320 na própria China mostra a determinação da fabricante européia de conquistar esse mercado. A planta será a única da Airbus fora da Europa. A empresa não informou o quanto investirá na unidade.

Veja também

O contrato também envolve 20 opções de compra do modelo A350XWB, que deve chegar ao mercado apenas em 2012. Projetado para ser um avião de médio porte, capaz de acomodar entre 250 e 375 passageiros, o A350XWB contará com uma grande demanda nas próximas décadas, segundo a Airbus. Suas estimativas são de que, nos 20 primeiros anos de produção, os pedidos alcancem 4 600 unidades.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame