Mundo

África próspera é crucial para estabilidade mundial, diz EUA

"A segurança, a prosperidade e a justiça que buscamos no mundo não podem ser obtidas sem uma África forte, próspera e autossuficiente", disse Obama


	Cidade de Nairóbi, Quênia: filho de mãe americana, Obama já foi acusado de dar as costas às relações com o continente
 (Brian Inganga/AFP)

Cidade de Nairóbi, Quênia: filho de mãe americana, Obama já foi acusado de dar as costas às relações com o continente (Brian Inganga/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2014 às 21h35.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira que a futura estabilidade do mundo está ligada à prosperidade e à autossuficiência das nações africanas.

"A segurança, a prosperidade e a justiça que buscamos no mundo não podem ser obtidas sem uma África forte, próspera e autossuficiente", disse Obama em um discurso a líderes da juventude do continente.

"Na próxima semana, serei anfitrião de um fato histórico: a cúpula de líderes de Estados Unidos e África. Será a maior reunião já sediada por um presidente americano a chefes de Estado e de Governo africanos", comemorou.

A cúpula reunirá em Washington cerca de 50 líderes africanos. Quase todos estarão presentes, salvo figuras-pária como Robert Mugabe, do Zimbábue, e Omar al-Bashir, do Sudão.

Nascido nos Estados Unidos, filho de pai queniano e de mãe americana, Obama é o primeiro presidente de seu país com ascendência africana. Em diferentes ocasiões, já foi acusado de dar as costas às relações com o continente.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBarack ObamaFutebolPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame