Mundo

Advogado de Trump tem clientes vinculados ao Kremlin, diz jornal

Entre os clientes também estariam Sberbank, o maior banco da Rússia e da Europa Oriental que foi alvo de sanções por parte dos EUA

 (REUTERS/Yuri Gripas/Reuters)

(REUTERS/Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de junho de 2017 às 09h08.

Washington, 10 jun (EFE).- Marc Kasowitz, advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem importantes clientes vinculados ao Kremlin, como o oligarca russo Oleg Deripaska, próximo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, segundo revelou na sexta-feira o jornal "The Washington Post".

De acordo com o jornal, entre os clientes de Kasowitz também estão Sberbank, o maior banco da Rússia e da Europa Oriental que foi alvo de sanções por parte dos EUA.

O advogado pessoal de Trump representou ao oligarca russo Oleg Deripaska durante anos em um processo civil aberto em um tribunal de Nova York e em onde supostamente Kasowitz tinha planejado comparecer para defender ao seu cliente no dia 25 de maio, dois dias antes de ser contratado por Trump.

Ainda segundo o "Post", Kasowitz se ausentou e outro advogado da sua empresa foi ao tribunal para evitar um cenário controverso.

Kasowitz, que conhece Trump há décadas, representou o presidente americano em seus divórcios, em transações de bens e no caso de fraude pelos cursos sobre negócios imobiliários da sua ex-antiga universidade.

Na última quinta-feira, Kasowitz se tornou um "rosto público" por conta da réplica dada por Donald Trump ao ex-diretor do FBI, James Comey, após o seu depoimento no comitê de Inteligência do Senado, um dos encarregados de investigar se a Rússia influenciou nas eleições de 2016 e se coordenou com a campanha do agora presidente.

De acordo com a "CNN", o próprio Kasowitz será o encarregado de apresentar uma queixa formal ao Departamento de Justiça pelos vazamentos feitos por Comey, que confessou ter dado suas notas sobre os encontros com Trump para um amigo, com o objetivo que ele enviasse seu conteúdo para a imprensa.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Vladimir Putin

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame