Mundo

6 de cada 10 embalagens PET que você consome são recicladas

Em 2012, a reciclagem do PET cresceu 12%, dando vida nova a mais da metade das embalagens consumidas no país. Apesar do crescimento, coleta seletiva ainda é desafio


	Em 2012, foram recicladas ao todo 331 mil toneladas de embalagens PET 
 (Stock Exchange)

Em 2012, foram recicladas ao todo 331 mil toneladas de embalagens PET (Stock Exchange)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 26 de junho de 2013 às 18h19.

São Paulo - A nona edição do Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), indica que em 2012 a reciclagem desse tipo de material aumentou 12,6% em relação ao ano anterior.

Com o resultado, o país atingiu um índice de reciclagem de 59%, mantendo-se entre os líderes mundiais do setor. Segundo o balanço divulgado nesta quarta (26), no ano passado, foram recicladas ao todo 331 mil toneladas de PET.

O setor têxtil continua sendo o principal consumidor do PET reciclado, com 38,2% de participação, seguido das resinas insaturadas e alquídicas (usadas na fundição e areia), com 23,9%. Outras embalagens (de alimentos e não-alimentos) consomem 18,3% do volume reciclado.

Potencial ocioso

A coletiva seletiva ainda é desafio para o setor. Em muitos períodos do ano as empresas recicladoras apresentam ociosidade que chega a 30% de sua produção, porque não encontram embalagem pós-consumo para reciclar.

De acordo com o estudo, a solução seria estimular as prefeituras a implantar, o mais rápido possível, a coleta seletiva e a separação das embalagens recicláveis, de forma a aumentar a recuperação do material descartado pela sociedade.

“Isso, na verdade, é o que prega a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige responsabilidade compartilhada entre a sociedade civil, o setor privado e também do poder público. A indústria do PET investiu fortemente em reciclagem e hoje esses recicladores passam por um momento difícil, por não terem coleta suficiente para abastecer suas fábricas”, destacou o presidente da entidade, Auri Marçon.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaMeio ambienteReciclagemSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame