Mundo

400 mais ricos dos EUA acumulam fortuna superior ao PIB brasileiro

Pela primeira vez na história, lista dos mais ricos dos Esados Unidos conta apenas com bilionários.Fortuna chega a US$ 1,25 trilhão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

As 400 personalidades mais ricas dos Estados Unidos juntas acumulam uma fortuna de 1,25 trilhão de dólares, valor 1,4 vez maior que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O levantamento foi feito pela revista Forbes, que publicou nesta sexta-feira (22/9) a relação dos 400 nomes, na qual, pela primeira vez, figuram somente bilionários.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, continua no topo do ranking pelo 13º ano consecutivo. O empresário dispõe de 53 bilhões de dólares de patrimônio. Na segunda colocação, vem o guru dos investimentos Warren Edward Buffett, que acumulou a fortuna de 46 bilhões de dólares apostando em ações de empresas com potencial de crescimento, como American Express, Walt Disney, Coca-Cola e Gillette.

Em seguida, com 20,5 bilhões de dólares, está o presidente do grupo americano Las Vegas Sands e maior operador de cassinos do mundo, Sheldon Adelson. Cinco das oito posições entre o quarto e o 11º lugares ficaram com a família Walton, dona da rede de supermercados Wal-Mart. O valor acumulado pelos membros da família ultrapassa os 77 bilhões de dólares.

Com o aumento nos preços dos imóveis, do petróleo e outros ativos, 28 novos nomes passaram a integrar a lista. O desenvolvedor John Manning conquistou parte de sua fortuna de 1,1 bilhão de dólares construindo projetos habitacionais para a população de baixa renda. Já os fundadores da Chesapeake Energy, Aubrey McClendon e Tom Ward, fizeram dinheiro explorando petróleo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Mais na Exame