São Paulo - O presidente venezuelano Hugo Chávez faleceu nesta terça-feira, 5, aos 58 anos, vítima de um câncer na região pélvica. O político se tornou figura popular por suas declarações polêmicas e, é claro, também se tornou inspiração para criativos do mundo da publicidade.
O Adnews separou 10 anúncios que utilizaram a figura de Chávez. A maioria ironiza o político.
Entre as peças, está uma da premiada campanha "Unhate" da Benetton.
Agência: Fabrica Anunciante: Benetton Campanha: A imagem mostra líderes mundiais "inimigos" se beijando na luta contra o ódio.
3. 2 - "Um mundo tão complexo precisa de uma boa explicação"zoom_out_map
3/11(Reprodução)
Agência: Olabuenaga Chemistri, México Anunciante: Jornal Milenio Campanha: A peça forma Hugo Chávez da soma de um Fidel Castro e um mariachi, ressaltando os dois lados do falecido presidente: o folclórico e o ditatorial.
4. 3 - "Apesar de menos midiáticos, nossos problemas são mais importantes"zoom_out_map
4/11(Reprodução)
Agência: JWT de Quito, Equadora Anunciante: ONG WildAid Campanha: A campanha ressalta o efeito midiático de Chávez em comparação aos problemas ambientais.
5. 4 - "O mundo precisa de uma fita como essa"zoom_out_map
5/11(Reprodução)
Agência: Heads Propaganda Anunciante: Fita Adesiva Tesa Campanha: O anúncio exibe uma declaração de Chávez afirmando que é democrata e termina brincando que o presidente deveria ser calado com a fita Tesa.
Agência: Saatchi & Saatchi Paris, França Anunciante: Repórteres sem Fronteira Campanha: Chávez sempre foi inimigo de redes da imprensa independente na Venezuela, dando atenção especial aos jornais estatais. A peça ironiza tal posicionamento colocando um cartão de imprensa em Chávez.
Agência: Circus de Lima, Peru Anunciante: Jornal Gestion Campanha: Chávez aparece como uma bola vermelha tentando equilibrar a alta inflação e baixa renda per capita do país.
8. 7 - "Cobertura igual para diferentes pontos de vista"zoom_out_map
8/11(Reprodução)
Agência: DDB Anunciante: CNN Turquia Campanha: Chavez e o Rei Juan Carlos aparecem juntos neste anúncio da CNN que defende a cobertura igualitária do jornalismo da rede.
9. 8 - "Assista às notícias sem distorções"zoom_out_map
9/11(Reprodução)
Agência: AlmapBBDO Anunciante: TV Cultura Campanha: Chávez é formado por várias partes neste anúncio da Almap para a Cultura.
Agência: Ogilvy Frankfurt Anunciante: Sociedade Internacional para os Direitos Humanos Campanha: A imagem diz que grandes ditadores temem o poder da internet.
11. 10 - "Suas palavras podem trabalhar contra você"zoom_out_map
11/11(Reprodução)
Agência: Euro RSCG, Buenos Aires, Argentina Anunciante: Caja de Ruidos (Produtora que dá aulas sobre como falar em público) Campanha: A imagem brinca com uma declaração infeliz de Chávez dizendo que o povo pode ficar nu ou sem comida, mas não sem revolução.
Lojas, academias de ginástica, hotéis e restaurantes estão criando playlists especificamente projetadas para a interação dos consumidores com as marcas
Rebeca Andrade, maior medalhista do Brasil, também faz parte do comercial, que será divulgado durante o intervalo do Jornal Nacional nesta quinta-feira