Marketing

As 20 marcas mais autênticas no Brasil

Estudo da agência Máquia Cohn & Wolfe mostra quais as marcas que os brasileiros consideram mais autênticas

As mais autênticas (Noel Hendrickson/Thinkstock)

As mais autênticas (Noel Hendrickson/Thinkstock)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 6 de maio de 2016 às 13h28.

São Paulo - No Brasil, os consumidores consideram O Boticário a marca mais autêntica.

A descoberta é do estudo da agência Máquina Cohn & Wolfe, "2016 Authentic Brands Study".

Em abril, a Cohn & Wolfe já tinha revelado a percepção dos consumidores ao redor do globo e descobrira que a Disney era considera a mais autêntica.

Por aqui, 8 entre 10 brasileiros dizem que as marcas não são "abertas e honestas". Uma percepção preocupante para as marcas.

Já 9 entre 10 recompensariam uma marca autêntica com fidelidade e recomendação.

Essa percepção negativa não é um caso isolado no Brasil. Mais de 12 mil pessoas em 14 países foram entrevistadas.

Nos EUA, por exemplo, a confiança também é baixa: apenas 23%. Na Europa, meros 7%.

A média global é de 22%.

Marcas

Algumas marcas nacionais aparecem no top 20, como O Boticário, Bombril, Sedex, Bauducco e Havaianas.

Apesar das boas colocações nacionais, a maioria é de fora.

Empresas de tecnologia (Apple, Google, Microsoft) e montadoras (Toyota, BMW, Audi, Mercedes-Benz) dominam a lista.

 A Disney, líder em autenticidade no mundo, ficou apenas em 20º lugar por aqui.

Consumidores

Na percepção dos consumidores, uma marca autêntica é uma marca "que entrega o que promete", ou seja, é confiável.

Outro fator decisivo - e um tanto óbvio - é a qualidade do produto/serviço.

O trato com o consumidor também é essencial. Proteger dados e privacidade no mundo online se tornou decisivo para qualquer empresa. 

Confira, nas imagens, os 20 primeiros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasListasRankingsIndústrias em geralindustria-de-cosmeticosEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaJohnson & JohnsonMarcasTecnologia da informaçãoFranquiasPesquisas de mercadoEmpresas suíçasNestléAppleBoticárioBombril

Mais de Marketing

CMO do Magalu explica como WhatsApp da Lu se tornou um case premiado em Cannes

Em Cannes, tênis da Adidas para atletas com Síndrome de Down reforça real papel da criatividade

De vilã a parceira criativa em Cannes: o desafio agora é fazer a conta da IA fechar

No Cannes Lions 2026, pulseiras viram símbolo de status, networking e acesso exclusivo